Investigação (2)

A investigação do CIPES está orientada para 4 grandes programas de investigação que envolvem as áreas principais do Centro – Política, Economia e Sociedade – e permite que os investigadores desenvolvam os projetos de investigação de acordo com as suas áreas de especialização, mantendo a unidade e a coerência científica do projecto global do CIPES.

Os quatro programas de investigação são:

a) Segurança Pública vs Segurança Privada

O programa sobre segurança centrar-se-á na determinação das fronteiras entre a segurança pública e a segurança privada, atendendo às profundas mudanças que se verificam no sistema político e à necessidade de redefinir o papel do Estado na sociedade em resultado da globalização, dos limitados recursos financeiros públicos e da relevância das TICs nos processos sociais.

Coordenação: Diogo Pires Auélio e Sérgio Vieira da Silva

Equipa de Investigadores: Adelino Soares, Alexandra Campos, Álvaro Dias, André Rodrigues, António de Almeida Tomé, António Freitas, António Nunes, Bruno Antunes, Carlos Reis, César Santos, Daniel Salvado, Diogo Pires Aurélio, Eduardo Baceira, Fernando Campos, Francisco Rodrigues, João Paupério, Jorge Batalha, José Carlos Calazans, José Goulão Marques, Manuel Lage, Manuel Gonçalves Martins, Paulo Finuras, Paulo Macedo, Pedro Folgado, Rui Silva, Sérgio Cruz, Sérgio Vieira da Silva, Silvia Mangerona, Vasco Rato.

b) Movimentos Políticos Não-Partidários (MPNPs)

O fenómeno dos Movimentos Políticos Não-Partidários responde às alterações verificadas a nível nacional, europeu e mundial, à crise do Sistema de Partidos tradicional, conhecida como Crise da Representação, e ao aparecimento de instrumentos de auto-organização e auto-mobilização da cidadania, designadamente, pela expansão da rede, das tecnologias da informação e das redes sociais. Este programa estuda os MPNPs em Portugal e os movimentos políticos de cidadania de novo tipo na Europa.

Coordenação: José Filipe Pinto e João de Almeida Santos

Equipa de Investigadores: António Gameiro;  Diogo Morais;  Eduardo Miranda; Elias Quadros; Fernanda Neutel; Fernanda Pereira; João de Almeida Santos; José Carochinho; José Filipe Pinto.

c) Sociedade do Conhecimento, Redes e TIC: Um novo Paradigma para o Século XXI

Com o objectivo de conhecer o impacto da Rede e das TICs na sociedade contemporânea, o programa articula-se em diversas frentes de pesquisa: a) automatização, digitalização e impacto sobre o emprego e as relações laborais; b) alterações na Política, na relação entre o Estado e a Cidadania; c) o impacto sobre as relações sociais e humanas, em geral, designadamente sobre a sua função integrativa, mas também sobre a sua função disruptiva.

Coordenação: Ana Lorga da Silva, Rui Duarte Moura e Artur Parreira

Equipa de Investigadores: Ana Lorga; António Costa; Artur Parreira; Cátia Rosário; Célia Taborda; Cristina Santos; Elisabete Costa; Fernanda Neutel; Francisco Martínez-Castañeda; Helena Mendonça; José Brissos Lino; Rui Duarte Moura; Sónia Vladmira; Teotónio R. Souza.

d) Estratégias para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade

Este Programa procura determinar estratégias de desenvolvimento para os territórios das Comunidades Intermunicipais do Alentejo Central (CIMAC) e Beira e Serra da Estrela (CIMBSE), em articulação com as respetivas Comunidades Intermunicipais. Procura também analisar a eficácia do modelo político que enquadra a gestão das CIMs.

Coordenação: Eduardo Sarmento, Ana Brasão e Eduardo Figueira

Equipa de Investigadores: Álvaro Dias; Ana Brasão; António Costa; Carlos Capelo; Cátia de Sousa; Cristina Duarte; Eduardo Figueira; Eduardo Sarmento; Felipa Reis; Fernanda Neutel; João de Almeida Santos; José Brissos Lino; José Fialho; Luisa Desmet; Manuel Antunes; Rui Silva; Tcherno Djalo.