Investigadores do CIPES lideram visita de estudo a Bruxelas

Liderados pelos Professores Fernanda Neutel e António Gameiro, um grupo de 19 alunos de Ciência Política e Estudos Europeus foram a Bruxelas para um visita de estudo às instituições da União Europeia, incluindo o Parlamento Europeu, o Parlamentarium e a Casa da História Europeia, entre os dias 7 e 9 de março. A viagem foi financiada pelo Parlamento Europeu para aproximar os alunos da política europeia.

No Parlamento Europeu, o grupo foi recebido pela eurodeputada portuguesa Maria João Rodrigues, que explicou o funcionamento das instituições europeias. Na visita à Casa da História Europeia, os alunos tomaram conhecimento da história da Europa através de sofisticados programas de tecnologia digital. Foi possível entender o papel que a União desempenha no âmbito político, económico, social e cultural. No Parlamentarium, os alunos puderam aprofundar o seu conhecimento da UE até o presente.

Além da componente pedagógica, visámos, com esta visita, incentivar os alunos para o estudo das temáticas políticas mas complexas em agenda na União com vista à sua futura integração nos projetos de investigação do CIPES.