CIPES organiza Conferência Internacional “A questão da Segurança na União Europeia e nos Estados Unidos (o caso de Nova York)”

Promovida pelo CIPES, a Conferência Internacional “A questão da Segurança na União Europeia e nos Estados Unidos (o caso de Nova York)”, realizou-se no dia 2 de outubro, no Auditório Armando Guebuza, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O painel da conferência contou com a participação de Francesco Sidoti e Maria Teresa Gammone, da Università di Aquila, Carlos Reis e Bruno Antunes, investigadores do CIPES, tendo sido moderado o debate pelo Professor Diogo Pires Aurélio, investigador do CIPES.

Francesco Sidoti apresentou um panorama histórico sobre a questão da segurança, as ligações entre Europa e Estados Unidos na matéria e os principais aportes teóricos para lidar com o tema.

Maria Teresa Gammone tratou das diferentes formas de tratar da questão da justiça e da segurança, segundo variações culturais.

Carlos Reis fez um panorama sobre a situação atual da segurança privada e da segurança pública na Bélgica.

Por fim, Bruno Antunes analisou a organização do sistema de segurança nos Estados Unidos, com especial enfoque à Nova York e as relações entre segurança pública e segurança privada.