CIPES lança o livro “Novas Fronteiras da Política na Era Digital”

Através de uma parceria entre o CIPES e as Edições Universitárias Lusófonas, foi publicado, em versão digital, o livro  Novas Fronteiras da Politica na Era Digital.

Organizado pelo Professor João de Almeida Santos, Investigador Responsável do CIPES, a obra é o resultado de uma conferência sob o mesmo tema, realizada no dia 16.10.2018, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Foi pedido aos oradores convidados (Pierre Musso, Instituto de Estudos Avançados de Nantes, Michele Sorice e Emiliana De Blasio, Universidade de Luiss, José Manuel Sánchez Duarte, Universidade Rei Juan Carlos, e João de Almeida Santos, Universidade Lusófona) que escrevessem um capítulo para o livro, que depois teve o acréscimo de mais dois textos: um de Manuel Anselmi (“Multipopulismo italiano”), e outro de João de Almeida Santos (“Conectividade – uma chave para a política do futuro”).

Neste livro os autores reflectem sobre as relações entre a política e a rede, num período em que se verificam profundas alterações no processo político devidas, em grande parte, à emergência da rede. É claro que outras razões explicam as mudanças, como um certo esgotamento do sistema tradicional de partidos, a sua incapacidade de dar resposta às expectativas da cidadania, a questão dos refugiados ou, em geral, o intenso fluxo migratório que pressiona as sociedades mais estáveis e desenvolvidas e os efeitos globalização, em todas as suas dimensões.

O livro é o 2º número da série “Grandes Debates da Actualidade”, publicado pelas Edições Universitárias Lusófonas, e conta com o apoio da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UID/CPO/4563/2016».