Arrancaram os Projetos Cientificamente Provável do CIPES

Tiveram início dois projetos do CIPES no âmbito do Programa Cientificamente Provável. Um dos projetos, subordinado ao tema da Cidadania Digital, arrancou, no dia 07.05, com a conferência “O Papel de Portugal na União Europeia” proferida pela Professora Fenanda Neutel, no Agrupamento de Escola de Paço de Arcos. A atividade contou com a participação de alunos do 11º e 12º anos da escola. Ainda está previsto o início do projeto com o Agrupamento de Escolas Afonso Albuquerque, na Guarda, com uma Conferência sobre “A União Europeia: das origens ao futuro, pelo Professor João de Almeida Santos, no dia 17.05, e uma segunda conferência em Paços de Arcos, sobre “Os Movimentos Políticos, imigração e diversidade cultural”, pelo Professor José Filipe Pinto, no dia 14.05.

O outro projeto, subordinado ao tema do Desporto e do Desenvolvimento, arrancou com uma formação sobre os valores do Desporto na sociedade, sob a responsabilidade do Professor Fernando Borges, no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro. A atividade contou com a participação de alunos do 9º e do 11º anos.

O programa Cientificamente Provável é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares.