José Manuel Moreira


José Manuel Moreira é licenciado em Economia (1974, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa) e em Filosofia (1980, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea, 1984, Universidade Católica Portuguesa (Braga). Doutorado em Filosofia, 1992, pela Universidad Pontificia Comillas (Madrid) e com equivalência ao grau de Doutor em Economia, especialidade em Teoria Económica pela Faculdade de Economia da Universidade do-Porto. É membro, desde 1996, da Mont Pelerin Society e autor de inúmeros livros e artigos (em revistas nacionais e estrangeiras). É também Diretor Adjunto da Revista MISES e Membro do Conselho Acadêmico do CIEEP­ Brasil. Actualmente é Professor Catedrático e Director da Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa da Univesidade Lusófona do Porto

Seus interesses de investigação estão centrados em quatro grandes temáticas: ética económica e empresarial, tradição austríaca da economia, análise económica da política e ainda governação e políticas públicas.

Principais Publicações

  • Moreira, J.M. (1996) Ética, Economia e Política. Porto: Lello & Irmão-Editores.
  • Moreira, J.M. (1996) Liberalismos: entre o conservadorismo e o socialismo. Lisboa: Ed. Pedro Ferreira.
  • Moreira, J.M. (2002) Ética, Democracia e Estado. Para uma nova cultura da Administração Pública. Cascais: Principia.
  • Alves, A.A. e Moreira, J. M. (2004) O que é a Escolha Pública? Para uma análise económica da política. Cascais: Principia.
  • Alves A. A., Moreira J.M. (2013) Business Ethics in the School of Salamanca. In: Luetge C. (eds) Handbook of the Philosophical Foundations of Business Ethics (pp. 207-225). Springer, Dordrecht.