Helena Mendonça



Helena Teresa Bravo Sousa de Mendonça é jornalista free lancer, docente e investigadora da ULHT. É doutorada em Sociologia (ISCTE-IUL) e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE-IUL). Licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL) e em Teatro pelo Conservatório Nacional de Lisboa. No jornalismo tem experiência na área de Ciência.

Os seus interesses de investigação são a Sociologia da Comunicação e do Jornalismo, Sociologia da Ciência e Sociologia da Cultura. Interessa-se especialmente pelos estudos em torno das práticas profissionais jornalísticas e das interações que se estabelecem entre os campos do Jornalismo e da Ciência.

Principais Publicações

  • Mendonça, H. (2017) Jornalismo na contra-corrente da divulgação cientifica. Revista Comunicando, 6, 15-34.
  • Mendonça, H. (2016) Interaçcção Jornalistas – Cientistas: Os bastidadores das notícias de ciência. Tese de Doutoramento em Sociologia, ISCTE-IUL.
  • Mendonça, H. (2006) Jornalismo e Ciência – Discursos, práticas e trajectórias até à notícia impressa. Interacção jornalista-cientista. Tese de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, ISCTE.