Elisabete Pinto da Costa



Elisabete Pinto da Costa é licenciada e mestre em Estudos Europeus e Doutorada em Educação. Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade Lusófona do Porto, onde é Diretora do Instituto de Mediação da mesma Universidade, no âmbito do qual coordenada projetos de intervenção social nas diversas áreas da mediação.

Seus interesses de investigação mais atuais são: a Mediação, os Direitos Humanos, e a Cidadania. Desde 1994, interessa-se e leciona na área dos Estudos Europeus, nomeadamente “Principios de Dimensões da Cidadania Europeia”, e da Ciência Política, como, por exemplo, “Políticas Públicas”, entre outras, encontrando-se mais recentemente a estudar o papel da União Europeia na afirmação e disseminação da mediação no Espaço Europeu de Liberdade, Segurança e Justiça. Também se interessa pela Educação para a Cidadania e a Educação para os Direitos Humanos. Como suporte da investigação tem aprofundado o estudo sobre metodologia de investigação qualitativa e publicado artigos sobre a temática.

Principais Publicações

    • Pinto da Costa, E. (2018). Diretrizes e desafios da política europeia de promoção da mediação de conflitos. Revista de Ciência Política da Universidade Lusófona do Porto. (no prelo).
    • Pinto da Costa, E.; Torrego, J. & Martins, A. (2018). Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de mediação. Revista Lusófona de Educação, 40, 111-126. Doi: 10.24140.
    • Pinto da Costa, E. & Costa, A. (2017). O trabalho colaborativo apoiado pelas tecnologias: o exemplo da investigação qualitativa O trabalho colaborativo apoiado pelas tecnologias: o exemplo da investigação qualitativa. Revista EDaPECI. São Cristóvão (SE), 17(2), 61-69.
    • Pinto da Costa (2017). A mediação de conflitos em Portugal. Sistemas Públicos de Mediação (familiar, penal e laboral e nos Julgados de Paz) e Mediação Privada. In C. Oliveira & C. Pires (Org.). O Estado da Justiça (pp. 75 – 108). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
    • Pinto da Costa, E.; Torrego, J.; Martins, A. & Carrington, M. (2016). Desafios colocados pela avaliação de um projeto de mediação escolar. Revista Eixo, (5)3, pp. 27-36. ISSN
      2238-5630. DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v5i3.