Conferência Internacional “Novos Movimentos Políticos de Cidadania , em Portugal e na Europa”

O CICPRIS organizou a Conferência Internacional “Novos Movimentos Políticos de Cidadania , em Portugal e na Europa”, no dia 21 de Maio, às 9h30, no Auditório Agostinho da Silva, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Lisboa.

Com moderação do Professor João de Almeida Santos, director da FCSEA e Investigador Responsável do CICPRIS, o painel foi formado por Manuel Anselmi, Universidade de Perugia, José Manuel Sánchez Duarte, Universidade Rei Juan Carlos, Madrid, Bernardo Ivo Cruz, True Bridge Consultancy, e José Filipe Pinto, Universidade Lusófona.

Subordinada ao programa de investigação sobre os Movimentos Políticos de Cidadania de Novo Tipo, esta conferência representou mais um passo no processo de reflexão interna e pública sobre este importante e atual tema, contando com especialistas nacionais e estrangeiros de grande relevo.

Estes movimentos políticos representam uma alternativa ao tradicional sistema de partidos, que se encontra em crise, e estão ancorados quer na crítica ao sistema quer nos modernos meios de auto-organização e mobilização da cidadania, surgidos a partir das novas tecnologias da informação e da comunicação e das redes sociais.