Conferências em parceria com Universidade de Vigo

O Professor Alberto Pena Rodríguez, da Universidade de Vigo, realizou duas conferências, na Universidade Lusófona de Humanides e Tecnologias, como resultado do seu projetos de investigação associado ao CIPES e à Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração.

A primeira conferência, “A campanha de oposição á ditadura salazarista nos Estados Unidos (1930-1950)”, aconteceu no dia 20.03.2019, e abordou o papel desempenhado pelos exilados portugueses, nos Estados Unidos, durante o período entre 1930 e 1950, no qual o ex-Ministro Republicano, João Camoesas, liderou um movimiento de agitação política contra a ditadura Salazarista através da criação da Portuguese American Committee for Demorcracy. Esta pesquisa realizada nos arquivos de Lisboa descreveu as principais ações de propaganda desenvolvidas pelos exilados contra o Salazarismo em diferentes cidades de América do Norte.

A segunda conferência, “Portugal e a Guerra Civil Espanha: ideología, diplomacia e propaganda”, teve lugar no dia 29.03.2019, tendo abordado a recepção em Portugal da Guerra Civil espanhola, entre 1936 e 1939. Durante o conflito fratricida espanhol, a ditadura Salazarista reagiu apoiando de jeito incondicional o golpe de Estado contra do governo republicano de Madrid. Neste contexto, o aparelho de propaganda do regime, dirigido pelo Secretariado de Propaganda Nacional, converteu-se durante a batalha no principal altofalante exterior do franquismo. A imprensa, a rádio, o cinema e as estruturas diplomáticas do Estado Português trabalharam a favor da vitória do general Franco desde o início dos combates. O Estado Novo Salazarista converteu-se desde modo num dos mais firmes aliados da “nova” Espanha franquista, com a que criou uma aliança que perseguia evitar os contágios desestabilizadores do republicanismo espanhol em Portugal e consolidar assim o projeto ideológico do Salazarismo.

Seminário “Aplicação de Análise em Componentes Principais à análise do ciclo de vida para avaliação ambiental em sistemas produtivos no México”

Miriam Paulino Flores e Rosario Villavicencio Gutiérrez apresentam o Seminário “Aplicação de Análise em Componentes Principais à análise do ciclo de vida para avaliação ambiental em sistemas produtivos no México – Os Casos de estudo do cultivo de milho e da produção porcina”. O evento decorre no dia 25.02.2019, às 18:00, na sala U.02, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades de Tecnologias, em Lisboa. Miriam Paulino Flores e Rosario Villavicencio Gutiérrez são investigadoras doutorandas, em estágio de investigação sob orientação da Professora Ana Lorga da Silva.

A Análise em Componentes Principais é uma técnica estatística que permite a redução de um grande número de variáveis correlacionadas num conjunto menor e coerente; designam-se por componentes e são é uma combinação linear das variáveis originais. A sua aplicação na avaliação ambiental dos sistemas produtivos no México permite a interpretação estatística e a correlação do conjunto de dados obtidos na Análise do Ciclo de Vida, ferramenta de avaliação ambiental que procura a redução dos impactos e a melhora da sustenibilidade dos sistemas productivos.

I Conferência de Psicologia da Religião e Espiritualidade

Em 18 e 19 de Janeiro de 2019, decorrerá a I Conferência de Psicologia da Religião e Espiritualidade, dedicada à temática “Religião, espiritualidade e qualidade de vida”, no Auditório Armando Guebuza, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O evento, que se destina a incentivar a investigação científica e sua partilha de resultados nesta área, é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Estudos em Psicologia da Religião e Espiritualidade (NEPRE), Instituto de Cristianismo Contemporâneo (Área Ciência das Religiões-FCSEA-ULHT), Escola de Psicologia e Ciências da Vida (ULHT), CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (Univ. Fernando Pessoa) e o CIPES – Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade.

O programa completo pode ser consultado no site do evento.