Divulgado o programa da Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective”

O programa da Conferência “Sustainability from an Economic and Social Perspective” encontra-se disponível. O CIPES, através do CPES e do CICPRIS, é co-organizador do evento que resulta de uma parceria firmada com a International Scientific Conference on Economic and Social Development. A Conferência decorrerá nos dias 15 e 16 de novembro de 2018, no Double Tree by Hilton Hotel Lisbon – Fontana Park.

Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UID/CPO/4563/2016», e também conta com a promoção do GOVCOPP (Universidade de Aveiro), University North (Croácia), University of Warsaw e Faculté des Sciences Juridiques, Economiques et Sociales de Salé (Marrocos).

A sessão de abertura da Conferência Internacional “Sustainability from an Economic and Social Perspective” contará com a presença da Professora Doutora Ana Lorga, directora do CPES e Vice-Presidente da Direcção do CIPES. Participarão na Conferência, como oradores, o Professor José Brissos-Lino, Investigador do CIPES, Miriam Paulino Flores e María del Rosario Villavicencio Gutierrez, alunas de doutoramento da Universidad Autonoma do Estado do México em estágio de investigação no CPES, sob orientação da Professora Ana Lorga.

Conferência Internacional “A questão da Segurança na União Europeia e nos Estados Unidos (o caso de Nova York)”

O CIPES vai organizar a Conferência Internacional “A questão da Segurança na União Europeia e nos Estados Unidos (o caso de Nova York)”, no dia 2 de outubro, às 09:30, no Auditório Armando Guebuza, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Moderado pelo Professor Diogo Pires Aurélio, o painel contará com a participação de Francesco Sidoti e Maria Teresa Gammone, da Università di Aquila, Carlos Reis e Bruno Antunes, investigadores do CIPES.

O evento está enquadrado no programa “Segurança Pública vs Segurança Privada” que está centrado na determinação das fronteiras entre a segurança pública e a segurança privada, atendendo às profundas mudanças que se verificam no sistema político e à necessidade de redefinir o papel do Estado na sociedade em resultado da globalização e dos limitados recursos financeiros públicos.

Conferência “Novas Fronteiras da Política na Era Digital”

As novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) condicionam de tal modo a vida quotidiana dos cidadãos, que já se estabeleceu que vivemos numa Era Digital. Resultado da Revolução Digital, a democratização e a disseminação do acesso à Internet, aos media e às plataformas móveis contribuem para modificar as relações quer na esfera privada quer na esfera pública. Assim, a Política não fica imune aos processos de transformação em curso, sendo necessário refletir sobre alterações de paradigma.

Estas questões dizem respeito à crise da representação e do sistema de partidos tradicional, às respostas que estão a ser dadas pelos populismos (de direita e de esquerda) e ao papel que a Rede, as TICs e os social “network” desempenham neste processo de mudança estrutural na política. Preocupados com essa questão central na vida das sociedades democráticas actuais, o Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade (CIPES) mobilizará investigadores nacionais e estrangeiros para uma Conferência sob o tema “Novas Fronteiras da Política na Era Digital”, que  terá lugar no dia 16.10.2018, às 09:30, no Auditório Armando Guebuza, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Fazem parte do painel os seguintes convidados: João de Almeida Santos, Universidade Lusófona; Pierre Musso, Universidade de Rennes II; Michele Sorice e    Emiliana De Blasio, Universidade de Luiss; e José Manuel Sánchez Duarte, Universidade Rei Juan Carlos.