I Conferência de Psicologia da Religião e Espiritualidade

Em 18 e 19 de Janeiro de 2019, decorrerá a I Conferência de Psicologia da Religião e Espiritualidade, dedicada à temática “Religião, espiritualidade e qualidade de vida”, no Auditório Armando Guebuza, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O evento, que se destina a incentivar a investigação científica e sua partilha de resultados nesta área, é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Estudos em Psicologia da Religião e Espiritualidade (NEPRE), Instituto de Cristianismo Contemporâneo (Área Ciência das Religiões-FCSEA-ULHT), Escola de Psicologia e Ciências da Vida (ULHT), CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (Univ. Fernando Pessoa) e o CIPES – Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade.

O programa completo pode ser consultado no site do evento.

Seminário “Entre a África e a Europa: dinâmicas identitárias e desafios político-emancipatorios do Cabo Verde (pós) colonial”

No dia 12.12.2018, terá lugar, na sala G.14, às 9h30, o Seminário “Entre a África e a Europa: dinâmicas identitárias e desafios político-emancipatorios do Cabo Verde (pós) colonial”, organizado pelo CIPES. O orador convidado é Gabriel Fernandes, doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e Reitor da Universidade de Santiago, tendo participado activamente do seu projecto de criação e fundação.

No seu percurso profissional, demonstrou intensa desenvoltura para a carreira docente, actuando como professor, pesquisador e consultor, destacando-se a consultoria para UNESCO (2006-2008) onde prestou assessoria ao Governo de São Tomé e Príncipe na definição da política nacional da Juventude, e participou da realização de vários estudos e desenvolvimento de projectos de intervenção sociocultural e económica nos Concelhos do Tarrafal e São Domingos.

A sua obra “Em Busca da Nação, notas para uma reinterpretação do Cabo Verde crioulo” foi vencedora da primeira edição do Grande Prémio Cidade Velha, em 2005.

Seminário “Fake News, Propaganda e Redes Sociais”

O CIPES organiza o Seminário “Fake News, Propaganda e Redes Sociais”, no dia 10.12.2018, às 10h, na sala A.2.5, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O evento terá como orador o Professor Alberto Pena Rodríguez da Universidade de Vigo.

Professor da Universidade de Vigo, com passagem, como Professor Visitante na Universidade de Harvard, Universidade da Califórnia Berkeley, Roma-La Sapienza, Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, entre outras. Foi também Professor Visitante em Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University e é relator da Seção de Língua, Literatura e Comunicação Conselho de Cultura Galega, a maior instituição cultural da Galiza.

Suas linhas de investigação, de forma interdisciplinar, abordam a propaganda do fascismo e o anti-fascismo Ibérico. Entre seus livros estão: Salazar y Franco. La alianza del fascismo ibérico contra la República española: diplomacia, prensa y propaganda (Editorial Trea, 2017); A Guerra da Propaganda (Porto Alegre, 2014); O Que Parece É. Salazar, Franco e a Propaganda Contra a Espanha Democrática (Lisboa, 2009); Salazar, a Imprensa e a Guerra Civil de Espanha (Coimbra, 2007).

O Professor Alberto Pena Rodríguez recebeu a Bolsa de Investigação em Cultura Portuguesa para estrageiros. Ele vem a Lisboa apresentar o enquadramento teórico do seu trabalho que será desenvolvido em colaboração com o CIPES.