Apresentação

CIPES | Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade

O Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade (CIPES) é uma Unidade de Investigação que integra cinquenta e dois investigadores da ULHT e da ULP e que dispõe, além dos órgãos próprios, de um Conselho Consultivo Internacional, composto por Investigadores de prestigiadas universidades estrangeiras. Dispõe também de quatro Revistas: a ResPublica, Fluxos & Riscos, Revista Lusófona de Ciência das Religiões e R-LEGO.

Este Centro tem em curso quatro programas de investigação sobre (a) Segurança Pública vs Segurança Privada; (b) Movimentos Políticos Não-Partidários; (c) Sociedade do Conhecimento, Redes e TIC – Um Novo Paradigma para o Século XXI; (d) Estratégias para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade.

Trata-se, por um lado, de investigação fundamental e, por outro lado, de estudo de casos, tendo em vista dar contributos concretos para problemas com que a sociedade se confronta.

Os grandes objetivos do CIPES consistem em promover a investigação dos docentes da ULHT, da ULP e, em geral do Grupo Lusófona, apostando fortemente na internacionalização, através da criação de uma rede com Universidades estrangeiras em parceria activa, quer no plano da mobilidade de investigadores e em parcerias na produção de eventos científicos internacionais quer no plano da criação de uma rede interuniversitária de Revistas científicas, onde os investigadores possam publicar os resultados das suas investigações em regime de monitorização científica.

Outro objetivo relevante consiste em estabelecer protocolos de cooperação com universidades, instituições e empresas prestigiadas, quer a nível nacional quer a nível internacional, com vista ao desenvolvimento dos programas de investigação orientados para a prestação de serviços altamente qualificados.

Este Centro, que resulta da fusão dos Centros CICPRIS e CPES, acreditados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pretende orientar a sua atividade para áreas pioneiras de investigação em Ciência Política, Economia e Sociedade.